Mazinho Quevedo apresenta a cultura paulista ao som da viola caipira

Em seus trabalhos, músico traz histórias de boiadeiros, da natureza e tradições do cotidiano do interior paulista

 16/07/2020 - Publicado há 4 anos
Por
Logo da Rádio USP

O programa Revoredo desta semana, apresenta a obra Terra da Gente, do violeiro e compositor, Osmar Lucianeti Quevedo, conhecido como Mazinho Quevedo. Em seu trabalho, o músico mostra a inspiração do cotidiano do interior paulista como as histórias de boiadeiros, da natureza e tradições culturais. 

Natural de Adamantina, no interior do estado de São Paulo, Quevedo começou a tocar viola ainda crianças, aos dez anos de idade. Desde a infância influenciado pela cultura caipira, aprendeu ritmos como a toada, o cateretê, o pagode caipira, a moda de viola, a polca e a catira. 

Ao longo da carreira, participou do projeto Terra da Viola em parceria com a Orquestra Sinfônica de Piracicaba e ficou conhecido como o violeiro que, pela primeira vez na história, foi o solista de uma orquestra sinfônica. Quevedo também foi apresentador de um quadro musical no programa Caminhos da Roça, veiculado por uma emissora de TV. 

 No programa tem as músicas: Arco-íris; Baião mineiro; Barranca do rio; Caipira na viola; Viola boa; Encanto das águas; Nascendo; Viola do Tião; Rio coxim; Gueroba; Pega essa e Voando 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.