Matemática é essencial para a formação de profissionais do esporte

Segundo especialistas, relação das ciências básicas com o esporte vai além de respostas a questões esportivas

 

Na coluna Ciência e Esporte desta semana, o professor Paulo Roberto Santiago relembra uma edição de um programa de TV em que seu orientador, o professor Sergio Augusto Cunha, entrevista o professor Paulo Ruffino, do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Unicamp.

O professor Santiago rememora a maneira como Ruffino credita ao esporte “situações e problemas cativantes para o estudo da matemática aplicada”. Santiago, inclusive, destaca uma frase do professor Ruffino sobre a matemática em que diz “quem entende gosta, se não entendeu é porque não gostou”.

Ao estimular que os ouvintes assistam à entrevista, Santiago enfatiza o quanto a matemática e todas as ciências básicas são importantes para a ciência do esporte, apesar de alguns “fugirem das aulas de física e matemática”. Para o professor, no geral, a entrevista de Ruffino serve para o aprendizado de uma lição: “O esporte é multidisciplinar e tem muitos “problemas bons” para todas as áreas do conhecimento”. 

Os ouvintes podem participar da coluna Ciência e Esporte, sugerindo temas ou enviando questões para as próximas edições pelo e-mail ou através de comentários no canal da coluna no YouTube. A única restrição é que sejam temas relacionados à ciência e esporte. 

Ouça no player acima a íntegra da coluna Ciência e Esporte.


Ciência e Esporte
A coluna Ciência e Esporte, com o professor Paulo Santiago, vai ao ar toda sexta-feira às 10h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.