Marisa Midori fala sobre o livreiro alemão Herbert Caro

Marisa Midori fala sobre “Balcão de Livraria”, de autoria do tradutor alemão

 Publicado: 01/10/2021
Por

Na coluna Bibliomania desta semana, a professora Marisa Midori fala sobre Balcão de Livraria, um livro raro, publicado no  Rio de Janeiro, pelo Ministério da Educação e Cultura, em 1941. A obra é de autoria de Herbert Caro, “um tradutor muito ativo e fundamental desde os tempos em que a Editora Globo, de Porto Alegre, publicava seus clássicos da literatura universal, enfeixados na famosa Coleção Biblioteca dos Séculos, de 1941 a 1954”.

Segundo a professora, raro não só por ser uma brochura esgotadíssima e de difícil acesso, mas por seu autor. “Ele começa o livro com uma confissão: tomado pelo amor aos livros, desde a infância, decide ser livreiro. Isso aconteceu com alguns bibliófilos, que não demoraram a concluir que vender e colecionar são dois prazeres que se opõem”, afirma a professora, lembrando do caso de José Mindlin e a prestigiosa Livraria Kosmos. “A intenção era das melhores: criar na cidade uma livraria de altíssimo padrão. Porém, para cada edição vendida, a dor de se desfazer de um volume!” Mas a narrativa de Herbert Caro, apesar de não se esquivar das agruras do ofício, nos conduz por uma prosa saborosa, de quem olha o mundo do balcão da livraria.


Bibliomania
A coluna Bibliomania, com a professora Marisa Midori, vai ao ar toda sexta-feira às 9h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.