Marisa Midori fala sobre a fotobiografia de Antonio Candido

Organizado por sua filha, Ana Luísa Escorel, o livro acaba de ser lançado e traz uma biografia ilustrada do intelectual e professor da USP

04/09/2020 - Publicado há 4 anos

Na coluna Bibliomania desta semana, a professora Marisa Midori apresenta o livro A Formação de Antonio Candido: uma biografia ilustrada, que acaba de ser publicado pela Ouro Sobre Azul e é, segundo ela, uma manifestação de sua filha, Ana Luísa Escorel. “Digo manifestação porque se trata de um gesto muito bonito, de carinho e de lembrança, que se manifesta sob a forma editorial.”

“O livro nos convida a navegar pelas páginas da memória, ir e vir no folhear das páginas, a se deleitar com o bebê das perninhas grossas e joelhinho enrugado, o jovem feliz, por não ter passado no exame de admissão em Medicina e o professor dedicado em sala de aula, com seu jaleco branco e gravata, acompanhando as alunas – porque o público é basicamente feminino – em uma sala de aula na Faculdade de Assis”, conta Marisa.

Além disso, a professora informa que, segundo Ana Luísa Escorel, todo o acervo de Antonio Candido se encontra hoje depositado no Arquivo do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP. “Há, inclusive, um agradecimento a Elisabete Marin Ribas, então supervisora do Arquivo do IEB por sua colaboração nesse processo de transferência, catalogação e acondicionamento da coleção Antonio Candido”, completa, lembrando ainda de outras instituições importantes para a conservação de arquivos de escritores, como a Fundação Casa de Rui Barbosa, no Rio de Janeiro, e a biblioteca da Universidade Federal de Minas Gerais.

“Isso nos faz pensar que, em uma época de crise como a nossa, saber que o Instituto de Estudos Brasileiros preserva a memória de intelectuais do quilate de Antonio Candido, Celso Furtado, Ernani Silva Bruno, Caio Prado Jr. é um alento, o que reforça ainda mais a importância da autonomia universitária – da qual a questão financeira é apenas a ponta do iceberg”, conclui Marisa.

Bibliomania
A coluna Bibliomania, com a professora Marisa Midori, vai ao ar quinzenalmente, sexta-feira às 9h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9 ) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.