Marisa Midori dá dicas para curtir as férias no mês de julho

Neste mês, a professora apresenta sugestões : a primeira delas é o eletrizante “O Mistério de Henri Pick”, filme dirigido por Rémi Bezançon

 

Com o calendário bagunçado em relação aos feriados e às férias, por conta da pandemia de covid-19, a professora Marisa Midori dá uma série de dicas de leituras e filmes que abordam o mundo dos livros em sua coluna Bibliomania. Ela abre o mês com o filme O Mistério de Henri Pick, de Rémi Bezançon, que entrou em cartaz em 2019, foi exibido no Festival Varilux e agora pode ser visto em casa via streaming.

“O filme que eu apresento hoje vem bem a calhar com as notícias de diplomas falsos e plágios envolvendo o agora ex-ministro da Educação (Carlos Alberto Decotelli). Senhor presidente, vai aqui um puxão de orelha de uma cidadã brasileira: não se faz uma Nação sem educação e cultura. O Ministério da Educação deveria ser tratado com mais responsabilidade”, afirma Marisa.

No enredo, ambientado em uma estranha biblioteca no coração da Bretanha, uma jovem editora descobre um manuscrito extraordinário que imediatamente decide publicar. O romance se torna um best-seller. Mas seu autor, Henri Pick, um bretão fabricante de pizza, morto dois anos antes, nunca teria escrito nada além de suas listas de compras, segundo a viúva. Convencido de que se trata de uma fraude, o famoso crítico literário recusa a autoria, ao vivo, em seu programa de televisão e parte para o distante vilarejo de Crozon em busca da verdade. “Uma trama eletrizante, em que parte do sucesso deve ser atribuída à excelente atuação e ao carisma do Fabrice Luchini, na pele do rabugento, apaixonado e arguto crítico literário”, comenta Marisa.

A professora ainda aborda vários questionamentos: O que determina o êxito de uma obra literária? Este êxito deve ser confundido com o sucesso no mercado? O que nos leva a uma outra questão: o que faz de um livro um best-seller? “É claro que não temos a pretensão de responder a todas as questões em nossa coluna. Mas as perguntas estão no ar e o filme aponta alguns caminhos ao desvelar os bastidores da construção de um livro. Os ingredientes são muitos e podemos continuar essa conversa na próxima coluna, bastando lembrar que tudo começa em uma estranha biblioteca de originais recusados, localizada no Finistério…”


Bibliomania
A coluna Bibliomania, com a professora Marisa Midori, vai ao ar toda sexta-feira às 9h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.