Marisa Midori apresenta “O Colecionador”

O documentário turco será exibido neste mês na plataforma Mubi e apresenta a rotina de Mithat Esmer, um colecionador compulsivo

 13/11/2020 - Publicado há 3 anos
Por

Logo da Rádio USP

Na coluna Bibliomania desta semana, a professora Marisa Midori fala sobre o documentário O Colecionador (2002), da diretora turca Pelin Esmer, que será exibido neste mês na plataforma Mubi. Segundo ela, o filme apresenta a rotina de seu tio Mithat Esmer, nascido em Antakya, em 1927, e falecido em Istambul, em 2015.

“Sobre o simpático tio Mithat, podemos dizer que se trata de um colecionador compulsivo. Seu pequeno apartamento é habitado por jornais e revistas acumulados durante 50 anos. Ocorre que ele não guardava apenas um exemplar, mas pelo menos dois de cada número. O primeiro era recortado, o que lhe permitia colecionar notícias cuidadosamente selecionadas todos os dias. Enquanto isso, um segundo exemplar era preservado”, relata a professora. Além dos livros – cerca de 40 mil exemplares –, há também objetos, como canetas ou relógios. “Como ele mesmo diz: ‘tenho interesses estranhos, sou colecionador’”, cita Marisa.

A sua compulsão por colecionar também é abordada no filme. “Ele vive só em um apartamento tomado por papéis e objetos que mal lhe permitem respirar. Mas o que fazer? E aí entra o olhar da diretora e a sensibilidade da antropóloga, sua formação. Não há julgamentos e tampouco o ímpeto de solucionar um problema. O documento intercala momentos vividos em um ambiente abafado e a experiência do flâneur nos mercados de Istambul”, informa a professora.


Bibliomania
A coluna Bibliomania, com a professora Marisa Midori, vai ao ar quinzenalmente, sexta-feira às 9h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9 ) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.