Mapa localiza ruas com nomes de presidentes militares

Projeto Ditamapa, de Giselle Beiguelman e Andrey Koens, reúne os fantasmas da ditadura de 1964 a 1985

 10/05/2021 - Publicado há 3 anos
Por

 

 

“Ruas, avenidas, pontes e viadutos que carregam os nomes dos presidentes militares da ditadura são localizados no novo projeto Ditamapa”, anuncia a professora Giselle Beiguelman em sua coluna Ouvir Imagens (clique e ouça o player acima).

Humberto Castelo Branco, Artur da Costa e Silva, Emílio Garrastazu Médici, Ernesto Geisel, João Figueiredo ressurgem em vários pontos do País. “Essas ruas enunciam, a partir de seus nomes, a presença dos fantasmas do autoritarismo e as formas pelas quais essa presença foi naturalizada em nosso presente.”

Ditamapa tem abrangência nacional e está sendo desenvolvido por Giselle Beiguelman e Andrey Koens, mestrando em Artes Visuais da Universidade Estadual Paulista. “Todas essas imagens estão associadas a fotos que capturamos no Google Street View e todos os pontos marcados no mapa permitem ver os escombros do milagre brasileiro e as ruínas do nosso presente”, observa a professora. “Analisados em conjunto, os nomes das ruas revelam uma geografia da memória do poder.”

O Ditamapa está aberto à participação de todos. “Todos podem colaborar enviando sugestões de ruas e outras camadas que o mapa poderia incluir. Isso vai permitir que o Ditamapa de fato preste um serviço à construção coletiva da memória. Também é possível visualizar os dados da pesquisa e mapear quantas ruas existem relacionadas a cada um dos ditadores”, destaca a colunista.

Quem quiser participar e acompanhar o projeto Ditamapa, acesse:

https://ditamapa.desvirtual.com/pt/sobre


Ouvir Imagens 
A coluna Ouvir Imagens, com a professora Gisele Beiguelman, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 8h, na Rádio  USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e  TV USP.

.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.