“Manhã com Bach” traz obra do início da carreira do compositor

Programa exibe prelúdio para órgão datado de 1703, primeiro ano de Bach como organista em Arnstadt

 20/07/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 23/07/2019 as 15:48
Por
Logo da Rádio USP
Logo da Rádio USP
Logo da Rádio USP

O programa Manhã com Bach apresentou, nos dias 20 e 21 de julho de 2019, o prelúdio para órgão Erbarme dich mein, oh Herr Gott, “Apieda-te de mim, ó, Senhor Deus” (BWV 721). Com pouco mais de cinco minutos de duração, essa obra foi composta em 1703, ano em que Bach – então com 18 anos de idade – foi contratado como organista da Neue Kirche, a Igreja Nova de Arnstadt, na Turíngia, no leste da Alemanha, seu primeiro emprego como músico.

O programa apresentou também a Sonata em Dó Maior (BWV 1005), para violino, composta em torno de 1720, na corte de Köthen, e a cantata Bisher habt ihr nichts gebeten in meinem Namen, “Até agora vós não pedis nada em meu nome” (BWV 87), obra apresentada pela primeira vez em 6 de maio de 1725, em Leipzig.

Ouça nos links acima a íntegra do programa.

Manhã com Bach vai ao ar sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, pela Rádio USP (93,7 MHz).


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.