Mais livros, menos armas: a coluna “Bibliomania” presta homenagem às vítimas de Aracruz

A professora Marisa Midori fala sobre a obra coletiva “Livros Infantis Velhos e Esquecidos”

 09/12/2022 - Publicado há 1 ano     Atualizado: 13/12/2022 as 13:10
Por

Em homenagem às vítimas do atentado às escolas de Aracruz, a professora Marisa Midori apresenta, na coluna Bibliomania desta semana, Livros Infantis Velhos e Esquecidos, uma obra coletiva organizada por Gabriela Pellegrino e Patrícia Raffaini.

Segundo a professora, a edição reúne 11 capítulos, escritos por 11 autores e apresenta temas diversos e originais, que vão do folclore à ciência. E esse é um exemplo de como a literatura infantojuvenil pode oferecer ao público, diferentemente, como lembra a professora, de outros títulos que representam verdadeiros perigos, seja por fazer apologia às armas ou por seu caráter eminentemente racista.

Segundo ela, o Brasil tem uma tradição riquíssima de autores que se dedicaram aos leitores infantis e juvenis: “Julio Verne, Monteiro Lobato, as traduções de Carlos Jansen, enfim, apenas para ficar no universo recuperado neste belo volume”, acrescentando que temos muito o que aprender sobre esses autores do passado e do presente. “Além disso, a leitura dos capítulos nos remete a um tempo lúdico de nossa existência. Tempo este que não temos o direito de roubar de nossas crianças e jovens”, afirma a professora, concluindo que o Brasil precisa de “mais livros, menos armas”.


Bibliomania
A coluna Bibliomania, com a professora Marisa Midori, vai ao ar quinzenalmente, sexta-feira às 9h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9 ) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.