Macunaíma retrata o “jeitinho brasileiro” de ser

Por causa disso, obra de Mário de Andrade chegou a ser proibida nas escolas

 06/03/2020 - Publicado há 4 anos
Por

Logo da Rádio USP

A educação encontra-se impregnada por aspectos que são culturais, econômicos e sociais. As contribuições do pedagogo e cientista social Paulo Freire, na pedagogia da autonomia, vão auxiliar na formação de pessoas, como seres humanos preparados para tomar decisões na convivência com outros. O famoso “jeitinho” brasileiro de se sobressair, em certas situações difíceis, é resultado de deseducação e desgovernos que não garantiram esse nível de informação com atuação em autoestima, respeito mútuo e respeito social.

A professora Eunice Prudente lembra a proibição da obra Macunaíma nas escolas. Ela diz que “os governantes não podem proibir o acesso à cultura, isso está discriminado no artigo 216 da Constituição brasileira. Essa é uma atuação inconstitucional. Não se pode privar as pessoas de conhecer uma obra do Modernismo que traz uma educação cívica, de não se atuar com o mau-caratismo e o famoso jeitinho à brasileira”.


Educação e Direitos
A coluna Educação e Direitos, com a professora Eunice Prudente, no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e  TV USP. 

.

 

 

 

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.