Luas de Netuno bailam em estranha órbita que surpreende astrônomos

Mesmo para os padrões de locais mais distantes do sistema solar, as órbitas estranhas que descrevem as duas luas mais íntimas de Netuno não têm precedentes

Duas luas Netuno estão presas em uma coreografia curiosa. Uma nova pesquisa usando dados dos telescópios Voyager 2 e Hubble, mostra que Naiad e Thalassa, que estão bem próximas àquele planeta, têm órbitas incomuns, que os especialistas apelidaram de “dança da evasão”.

Nesta edição de Entender Estrelas, o astrofísico João Steiner, professor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, descreve como são essas órbitas exatamente e por que elas se configuraram assim.

Clique no player acima para ouvir.

Animação: JPL/Nasa

Entender as Estrelas – Uma viagem pela astronomia
A coluna Entender as Estrelas – Uma viagem pela astronomia, com o professor João Steiner, vai ao ar toda sexta-feira às 9h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.