Parece ficção: você entra em uma loja e faz suas compras sem precisar utilizar cartão de crédito ou dinheiro, o pagamento é feito por reconhecimento facial, de voz, ou por um login; essa é a proposta da Amazon Go, a nova rede de lojas autônomas da Amazon. Entrar em um estabelecimento e minutos depois sair com suas compras em mãos parece ser algo tentador, porém, há dilemas que devem ser levados em consideração. Segundo Luli Radharer, um dos maiores problemas é o aumento do consumismo. “O maior problema que a gente tem nessa história é que o indivíduo pode comprar muito mais”, afirma.
O colunista explica que o fator facilidade é o causador desse gasto descontrolado: “Quantas vezes você não foi no supermercado e ficou surpreso com o número que apareceu no caixa? Chegando, às vezes, aos casos extremos de devolver uma coisa ou outra. Pois é. Isso aqui [a Amazon Go] aumenta ainda mais a compra por impulso e a compra impensada, que pode criar uma série de problemas de crédito para muita gente”.
Ouça no player acima a íntegra da coluna Datacracia.
Datacracia
A coluna Datacracia, com o professor Luli Radfahrer, vai ao ar quinzenalmente, sexta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7 ; Ribeirão Preto 107,9 ) e também no Youtube, com produção da Rádio USP Jornal da USP e TV USP.
.