Lojas autônomas induzem ao consumismo, diz colunista

Luli Radfahrer comenta proposta de pagamento por reconhecimento facial ou de voz da Amazon Go

 16/10/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 19/10/2020 as 13:12

Logo da Rádio USP

Parece ficção: você entra em uma loja e faz suas compras sem precisar utilizar cartão de crédito ou dinheiro, o pagamento é feito por reconhecimento facial, de voz, ou por um login; essa é a proposta da Amazon Go, a nova rede de lojas autônomas da Amazon. Entrar em um estabelecimento e minutos depois sair com suas compras em mãos parece ser algo tentador, porém, há dilemas que devem ser levados em consideração. Segundo Luli Radharer, um dos maiores problemas é o aumento do consumismo. “O maior problema que a gente tem nessa história é que o indivíduo pode comprar muito mais”, afirma.

O colunista explica que o fator facilidade é o causador desse gasto descontrolado: “Quantas vezes você não foi no supermercado e ficou surpreso com o número que apareceu no caixa? Chegando, às vezes, aos casos extremos de devolver uma coisa ou outra. Pois é. Isso aqui [a Amazon Go] aumenta ainda mais a compra por impulso e a compra impensada, que pode criar uma série de problemas de crédito para muita gente”.

Ouça no player acima a íntegra da coluna Datacracia.


Datacracia
A coluna Datacracia, com o professor Luli Radfahrer, vai ao ar quinzenalmente, sexta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7 ; Ribeirão Preto 107,9 ) e também no Youtube, com produção da Rádio USP Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.