Livro analisa cidades como arenas culturais

O livro é resultado de um projeto coletivo de pesquisa a respeito da história cultural urbana na América do Sul

Na coluna desta semana, Guilherme Wisnik comenta o livro Cidades sul-americanas como arenas culturais, lançado esta semana pela Editora do Sesc. Trata-se de uma tradução de um livro que já havia sido lançado na Argentina, organizado por Fernanda Peixoto, professora do Departamento de Antropologia da USP, e Adrián Gorelik, professor da Universidade de Quilmes.

O professor explica que o livro é resultado de um projeto coletivo de pesquisa a respeito da história cultural urbana na América do Sul, isto é, “aborda a relação entre cidade e produção cultural, atravessando temas de política, sociedade e ideologia” em diferentes períodos. Desenvolvido por um grupo de pesquisadores sul-americanos, entre eles o próprio Wisnik, o livro utiliza como guia a figura da “arena cultural” para analisar várias cidades, como Buenos Aires, Santiago, Lima, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Montevidéu.

Acompanhe no link acima a coluna Espaço em Obra.


Espaço em Obra
A coluna Espaço em Obra, com o professor Guilherme Wisnik, vai ao ar toda quinta-feira às 9h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.