Lina Bo Bardi recebe reconhecimento internacional

Ela foi agraciada na Bienal de Arquitetura de Veneza com um prêmio póstumo em reconhecimento à sua obra: o Leão de Ouro Especial

 15/04/2021 - Publicado há 8 meses

A Bienal de Arquitetura de Veneza concedeu à arquiteta Lina Bo Bardi o Leão de Ouro Especial, prêmio póstumo, que é também o principal prêmio da principal exposição de arquitetura do mundo. Neste ano, o evento teve como tema o slogan Como Viveremos Juntos. A explicação oficial para a concessão desse prêmio é a de que a obra de Lina é a que melhor no mundo encarna o ideal proposto pelo tema.

Guilherme Wisnik define a artista como alguém capaz de fazer uma arquitetura “com viés antropológico, isto é, uma arquitetura capaz de olhar muito para o outro, para a alteridade, ao invés de uma orientação mais narcisista”. Na sequência, e a partir da premissa de que Lina construiu a modernidade a partir das culturas populares, o colunista cita várias obras marcantes dessa italiana radicada no Brasil, como o edifício do Sesc Pompeia, o Teatro Oficina e até o próprio Masp, com seu vão-livre.

Diz Wisnik que, sendo premiada em Veneza, “ela ganha um reconhecimento internacional que há muito tempo estava sendo devido a essa arquiteta, que desperta cada vez mais interesse, como se fora do Brasil, agora, as pessoas fossem se dando conta dessa grande riqueza, desse patrimônio arquitetônico que estava aqui há tanto tempo despercebido”.


Espaço em Obra
A coluna Espaço em Obra, com o professor Guilherme Wisnik, vai ao ar toda quinta-feira às 9h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

 

 

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.