Líderes empresariais cobram providências do governo contra o desmatamento

José Eli da Veiga comenta sobre carta assinada por empresários e entregue ao vice-presidente da República, ao STF, à Câmara e ao Senado

Uma carta assinada por 38 líderes de grandes empresas foi entregue, nesta semana, ao vice-presidente, Hamilton Mourão, à Presidência do Superior Tribunal Federal (STF), à Câmara dos Deputados e ao Senado Federal. “Certamente, este foi o fato mais importante desta semana”, aponta o professor José Eli da Veiga. A medida, segundo o colunista, mostra que os setores empresariais estão conscientes dos prejuízos que o desmatamento estão causando para o Brasil no exterior. Segundo ele, tudo indica que a iniciativa tenha sido “costurada” por Marina Grossi, que preside o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS).

O colunista considera a atitude dos líderes empresariais louvável, mas ressalta que a “nossa relação com a natureza sofre de uma inércia de praticamente 10 mil anos”. Em termos globais, a primeira grande conferência sobre o assunto foi em 1972, há 50 anos, em Estocolmo. “Observamos uma evolução globalmente positiva, porém muito lenta. Mas, para essa conferência ter acontecido, é porque houve uma certa mobilização da opinião pública mundial”, diz Eli da Veiga. “Anteriormente, foi só em 1987 que surgiu o primeiro documento claro, em relação à questão, e depois a Rio-92”, lembra o colunista.


Sustentáculos
A coluna Sustentáculos, com o professor José Eli da Veiga, vai ao ar toda quinta-feira às 8h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.