Leitura de fontes confiáveis de informação é caminho para corrigir ‘mitos’

Leitura lateral é instrumento importante para verificar fontes de informação, evitando obter informações de segunda mão

 02/09/2021 - Publicado há 2 meses
Por

A busca por fontes confiáveis de informação científica é o tema da coluna do físico Paulo Nussenzveig. “Recentemente, li um blog chamado Cold Takes, de Holden Karnofsky, que se dedica a corrigir ‘mitos'”, aponta. “O título da postagem no blog é Retirando as luvas mas mantendo as calças, fazendo alusão a uma frase de Churchill: ‘Uma mentira viaja através de meio mundo antes que a verdade tenha tempo de vestir as calças’”.

“O maior objetivo do blog é estimular a leitura das fontes confiáveis de informação ao invés de obter informações de segunda mão”, afirma Nussenzveig, ao falar de suas impressões da leitura dos textos e artigos originais citados na coluna. “Em colunas anteriores, já mencionei a importância da leitura lateral, para verificar fontes de informação: é saudável ler trabalhos originais, publicados após revisão por pares”.

“O relato resumido desses trabalhos, frequentemente, contém interpretações equivocadas”, destaca o físico. “Quando essas interpretações são repetidas muitas vezes na internet, tornam-se “verdades” descoladas das evidências científicas originais”.


Ciência e Cientistas
A coluna Ciência e Cientistas, com o professor Paulo Nussenzveig, vai ao ar quinzenalmente toda quarta-feira às 10h50, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.