Legado da diplomacia brasileira está comprometido

Para Alberto do Amaral, a diplomacia nacional construiu um legado que se consolidou ao longo de sua história, mas que agora está ameaçado por ações do presidente da República e do Ministério das Relações Exteriores

A política externa do Brasil começou a ser forjada a partir da Proclamação da República e se consolidou ao longo dos anos, com méritos e glórias. Mas o que se nota nos últimos tempos é a falta de clareza de atos em prol da política externa e da diplomacia brasileira. O professor Alberto do Amaral Jr. faz uma análise sobre como o País vem agindo  recentemente em sua relação com as outras nações e no âmbito diplomático. Ele cita exemplos que fazem o atual governo flertar com o obscurantismo, como o fato de o ministro das Relações Exteriores negar o aquecimento global. Além disso, nosso governo tem estreitado relações com governos autoritários, como o da Hungria.
Acompanhe, pelo link acima, a íntegra da coluna.

Um Olhar sobre o Mundo
A coluna Um Olhar sobre o Mundo, com o professor Alberto Amaral, vai ao ar toda terça-feira às 10h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção  do Jornal da USP e TV USP.

.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.