Led Zeppelin estreia série de biografias das grandes bandas de rock

Para o professor Mario De Vivo o grupo representa a famosa imagem de um rockstar

 14/02/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 24/05/2021 as 15:21
Logo da Rádio USP

Na edição do programa História do Rock desta semana, o professor Mario De Vivo conta um pouco da biografia da banda Led Zeppelin. Protagonista de muitas histórias de sexo, drogas e dinheiro, a imagem de um rockstar é bem representada pela banda, afirma o professor.

A formação do grupo tem início com o guitarrista Jimmy Page, que antes de Led Zeppelin já havia tocado em bandas de Skiffle na adolescência e integrado outro grupo no início dos anos 1960. Porém, problemas de saúde fizeram o guitarrista desistir da vida de uma banda profissional, tornando-se apenas músico de estúdio. Logo em 1966, Page entrou para o grupo Yardbirds, onde começou tocando contrabaixo e depois passou para a guitarra base. A música escolhida por De Vivo para relembrar a banda é Stroll On.

Também em 1966, Page despertou para a vontade de criar um novo grupo de rock, imaginando que seria possível fazê-lo a partir dos Yardbirds. Porém, a banda começa a se dissolver e, procurando por novos integrantes, Page convida Robert Plant para os vocais, que também chega com o baterista John Bonham. E para o contrabaixo e teclados, Page convida John Paul Jones. E assim formou-se a famosa banda Led Zeppelin em 1968, lançando seu primeiro álbum em 1969. Nesse contexto, De Vivo apresenta as canções Good Times Bad Times, um dos sucessos da banda, e Baby I’m Gonna Leave You, misturando violões e peso em momentos alternados. Para terminar, o professor recomenda a música How Many More Times, com duração de mais de oito minutos.

Os ouvintes podem enviar sugestões e comentários para o e-mail: ouvinte@usp.br

Ouça no player acima a íntegra do programa História do Rock. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.