Justiça acerta ao manter demissão por justa causa de mulher que elogiou Hitler por “matar pretos”

Palavras são armas e podem gerar resultados horríveis. Entenda os motivos ouvindo a coluna do professor Renato Janine Ribeiro

 02/03/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 04/03/2022 as 7:20
Por

Logo da Rádio USP

Um ato inaceitável ética e criminalmente. Assim define o colunista Renato Janine Ribeiro, na coluna desta semana, sobre o caso da operadora de caixa de uma farmácia em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, que elogiou Adolf Hitler por ele ter “matado pretos”. A ofensa foi dita a uma faxineira negra, de 61 anos que trabalha no local. A operadora de caixa foi demitida por justa causa e, ao recorrer na Justiça do Trabalho, perdeu a ação.

O colunista lembra que a expressão de preconceito não está amparada pela liberdade de palavras. E o objetivo da liberdade de expressão é para que diferentes formas de expressão venham à tona e permitam chegar a um resultado melhor. Mas isso não ampara a incitação ao crime ou a participação neles. “Palavras são armas e podem gerar resultados horríveis”, lembra o colunista.

Janine comenta ainda que o combate ao discurso de ódio ainda está bem insuficiente e que, nos últimos anos, houve, no Brasil, um aumento desse tipo de discurso. O professor aponta que a situação política do País atualmente mostra que uma parcela da população se sentiu autorizada, inclusive com exemplos vindos de cima, a dizer coisas odiosas sobre as outras. E isso não pode ser tolerado em uma sociedade democrática. E é exatamente por ser uma sociedade democrática que ela estabelece a palavra como um valor importante, porém, não é algo inofensivo, e precisa ser bem usada.

“Usar a palavra para melhorar a discussão pública é uma coisa. Se eu faço uso da palavra para promover o ódio ao outro, é totalmente diferente, seja ódio de raça, de cor, de religião, em suma, todas as formas de ódio que a gente tem visto aparecer e que, infelizmente, estão sendo mais toleradas do que deveriam”, finaliza.


Ética e Política
A coluna Ética e Política, com o professor Renato Janine Ribeiro, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.