Junho Violeta traz conscientização e prevenção do ceratocone

Doença afeta a córnea e pode causar lesões na visão. Entre suas causas estão fatores genéticos e ambientais

 17/06/2020 - Publicado há 4 anos

Nesta edição da coluna Fique de Olho, o professor Eduardo Rocha fala sobre o Junho Violeta, mês em que é realizada a campanha de conscientização sobre o ceratocone. O especialista explica que o ceratocone é uma doença que afeta a córnea e que pode causar lesões na visão. Fatores genéticos e ambientais estão entre suas causas.

A córnea é uma camada fina e transparente que atua como um escudo para o globo ocular. À perda de sua rigidez central, que a torna mais fina, é dado o nome de ceratocone. Coçar os olhos, por exemplo, é um mau hábito, que pode provocar irritação nos olhos, levar micróbios ao órgão e também pode se tornar um precipitador ou acelerador da doença.

O uso de óculos é uma das formas para conter o problema na visão. Porém, o professor afirma que, principalmente na adolescência, o ceratocone pode se agravar em algumas pessoas, o que faz necessário uma avaliação médica para um tratamento com baixo risco e, se necessário, o acompanhamento para tratamentos mais complexos.

Ouça acima, na íntegra, a coluna Fique de Olho, com o professor Eduardo Rocha.


Fique de Olho
A coluna Fique de Olho, com o professor Eduardo Rocha, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.