Jovens com déficit de atenção têm mais chances de se envolver em acidente automobilístico

Octávio Pontes destaca a importância do diagnóstico e tratamento adequado de TDAH e do treinamento adicional desses indivíduos quanto ao risco de acidentes de trânsito

 14/03/2023 - Publicado há 1 ano

Logo da Rádio USP

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma condição que afeta a capacidade de uma pessoa se concentrar, prestar atenção e controlar seus impulsos. As pessoas com TDAH geralmente têm dificuldade em se concentrar em uma tarefa específica, são frequentemente hiperativas e impulsivas, e podem ter dificuldade em controlar suas emoções. O TDAH pode afetar cerca de 3% a 5% das crianças e em até metade dos casos os sintomas podem persistir na vida adulta. Estudos revelam que adultos jovens com TDAH que começam a dirigir têm até quatro vezes mais chance se envolver em um acidente automobilístico.

Octávio Pontes Neto nos fala de um estudo recentemente publicado na revista New England Journal of Medicine, que testou os efeitos de sessões adicionais de treinamento de simulação de direção com um programa de computador que monitoriza o olhar dos motoristas e avisa quando eles permanecem por mais de dois segundos sem olhar para a frente. Nesse estudo, realizado por pesquisadores americanos com 152 adultos jovens com TDAH, o grupo que foi randomizado para a intervenção com o programa de computador apresentou menos desvios prolongados do olhar da pista quando reavaliados de um a seis meses após o treinamento e teve 40% de redução de acidentes automobilísticos, quando comparado ao grupo que recebeu somente treinamento convencional para direção defensiva.

https://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMoa2204783


O minuto do Cérebro
A coluna O minuto do Cérebro, com o professor Octávio Pontes Neto, vai ao ar quinzenalmente,  terça-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.