Jornalistas precisam estar mais bem preparados para situações de estresse elevado

Para Lins da Silva, é necessário que os profissionais da área tenham acesso a recursos que permitam que cuidem de sua saúde mental

07/06/2021 - Publicado há 3 anos

Logo da Rádio USP

Centro Shorenstein de Mídia, Política e Política Pública (Shorenstein Center on Media, Politics and Public Policy) analisou estudos feitos nas últimas décadas sobre o estresse mental pelo qual os jornalistas passam devido ao exercício da profissão.

Na coluna desta semana, o jornalista e professor Carlos Eduardo Lins da Silva comenta sobre o estudo e as conclusões a que chegou a autora da pesquisa, Naseem Mueller. Segundo o professor, além do estresse, o jornalista pode apresentar sintomas de transtorno de estresse pós-traumático, depressão, desenvolver vícios para cooptar com a pressão e até abandonar a profissão por conta do estresse.

Lins da Silva destaca as recomendações feitas pela pesquisadora para que os profissionais possam lidar melhor com as situações de estresse. Entre elas está o treinamento do profissional sobre situações de estresse durante sua carreira, o apoio por parte da instituição da qual faz parte para fornecer acesso a profissionais que possam ajudar durante esses momentos e também que os próprios responsáveis pelas redações tenham o treinamento que permita que eles identifiquem os sintomas de estresse elevado.

Você pode conferir o estudo, na íntegra, neste link.

Horizontes do Jornalismo
A coluna Horizontes do Jornalismo, com o professor Carlos Eduardo Lins da Silva, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção  da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.