Manchas de óleo chegam a Abrolhos

Região de Abrolhos abriga maior biodiversidade e recife de corais da região

01/11/2019 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 04/11/2019 as 19:07
Logo da Rádio USP

Faz dois meses desde que o petróleo começou a ser detectado nas praias do nordeste brasileiro. Agora, mais um possível capítulo da catástrofe se aproxima conforme o óleo avança em direção a Abrolhos – arquipélago do litoral sul da Bahia que abriga a maior biodiversidade marinha do Atlântico Sul. Para conversar sobre o assunto, o Jornal da USP no Ar entrevistou o professor Pedro Luiz Côrtes, do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental (Procam) do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP.

+ Mais

“Alimentos contaminados por óleo podem chegar a nossas mesas”

Faltam transparência e ações mais amplas do governo para conter óleo na costa, cobram cientistas

Derramamento de óleo ameaça gerar desemprego no Nordeste

O óleo já chegou a Santa Cruz de Cabrália e Porto Seguro, regiões muito próximas de Abrolhos. Para o professor, o grande problema é a dificuldade em identificar a localização do petróleo. “Por ser muito denso, ele não fica na superfície. Então, uma identificação por sensoriamento remoto com uso de aeronaves não é fácil.” Dessa forma, existe a possibilidade de o óleo chegar à região estando logo abaixo da superfície e só vir à tona quando atingir uma zona de arrebentação.

A Marinha tem utilizado mergulhadores na tentativa de localizar as manchas para contê-las, mas Côrtes pontua que é um “trabalho de formiguinha”, dada a dimensão do oceano. ”Infelizmente, é muito provável que o óleo vá chegar a Abrolhos e impactar um ponto importante para a vida no Oceano Atlântico.”

O professor discutiu ainda as possibilidades de origem das manchas e apontou que a hipótese mais provável era a de transporte ilegal através de dark ships – embarcações que navegam sem qualquer tipo de identificação ou contato com satélites. Pouco após o término da entrevista, a Polícia Federal deflagrou a Operação Mácula, que apontou o navio de bandeira grega Bouboulina – ligado à empresa Delta Tankers Ltd. – como culpado pelo derramamento de óleo a 700 quilômetros da costa brasileira entre os dias 28 e 29 de julho.

Ouça a entrevista completa no player acima.

Jornal da USP no Ar
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular.