É necessário trabalhar com a natureza em prol das cidades

A arquiteta Deize Sanches defende articulação entre setores público, privado e ONGs para desenvolver uma infraestrutura verde

 08/11/2019 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 11/11/2019 as 13:58

Secas prolongadas, chuvas intensas, desmoronamentos já são reflexos perceptíveis das mudanças climáticas ao redor do globo. Nas cidades, se encontram não só problemas, mas também soluções. Apesar de atingidas por enchentes, águas contaminadas e transmissão de doenças, elas são os centros de iniciativas inovadoras e de avanço tecnológico. Logo, podem ser o ponto de partida de uma infraestrutura verde.

Para tanto, é necessário que os centros urbanos tracem estratégias que somem os elementos convencionais e os naturais. “Há necessidade de trabalhar com a natureza em prol das cidades”, afirma a arquiteta Deize Sanches, pesquisadora do Instituto de Estudos Avançados (IEA), ao Jornal da USP no Ar.  Caso contrário, o prejuízo resta à sociedade. A impermeabilização das cidades, ocasionada pelo desmatamento, é apenas um dos exemplos da especialista.

Deize ressalta a urgência de uma ação integrada das iniciativas públicas, privadas e do terceiro setor na elaboração de políticas públicas para conservar biodiversidade e recursos naturais. “Modelos de governança para pagar e compensar serviços ambientais” é uma das possibilidades, diz a arquiteta. Ela cita o trabalho da ONG WRI na preservação das áreas verdes ao longo das bacias que abastecem o Sistema Cantareira.

Por isso, representantes dessas três áreas reúnem-se no seminário Urbansus — Sustentabilidade Urbana, Adaptação, Resiliências e Riscos Climáticos, no próximo dia 25, na Sala Alfredo Bosi do IEA. Reflexões do encontro poderão ser levadas na vigésima quinta Conferências das Partes (COP25) do Acordo de Paris, em Madrid. 

Helena Ribeiro (USP), Diogo Victor Santos, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), e Juliana Ribeiro, da Fundação Boticário, estão entre os seminaristas. Deize moderará um dos painéis. Mais informações do evento podem ser encontradas neste link.

Ouça a entrevista na íntegra no player acima.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.