Brasil receberá Fórum Mundial para Mulheres na Ciência

Andrea Stucchi destaca valorização da pesquisa de mulheres em um cenário de desvalorização da ciência

 04/11/2019 - Publicado há 4 anos
Logo da Rádio USP

A Quarta Conferência Internacional de Mulheres na Ciência Sem Fronteiras: Energia, Água, Saúde, Agricultura e Meio Ambiente para um Desenvolvimento Sustentável e o workshop Habilidades para Comunicação e Liderança em um Mundo 5G ocorrerão no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, em fevereiro do próximo ano. Os eventos fazem parte do Fórum Mundial para Mulheres na Ciência – Brasil 2020. É a primeira vez que um encontro do tipo acontece no País, de acordo com Andrea Stucchi, professora do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP.

A pesquisadora conta ao Jornal da USP no Ar que ela, Márcia Cristina Barbosa – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – e Carolina Palma Naveira Cotta – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – convenceram Amal Amin, pesquisadora egípcia idealizadora do fórum, a trazer o evento à América Latina. As edições anteriores aconteceram em cidades africanas.

“É muito importante trazer pessoas que pensem um desenvolvimento conjunto”, alega Andrea, ao ressaltar que os problemas de África, Ásia e América Latina são parecidos, muitas vezes. “Frequentemente, os mesmos”, diz. Entre os dias 12 e 14 de fevereiro de 2020, a conferência discutirá as matrizes de um desenvolvimento sustentável.

E, nos dias 10 e 11 de fevereiro, será oferecido um workshop focado nas jovens cientistas, com o objetivo de prepará-las para escrever artigos científicos e projetos acadêmicos relevantes. A professora chama atenção ao papel da mulher na pesquisa, ainda deixado em segundo plano.

Andrea comenta as dificuldades de realizar um grande evento em tempos de cortes no fomento à pesquisa, mas garante que vai correr tudo bem. Para ela, valorizar o papel das mulheres na academia é fundamental, ao rebater quem diz que ciência não vale a pena.

As inscrições para os conferencistas que quiserem participar do fórum ficam abertas até dia 30 de novembro. No início de 2020, os ouvintes poderão se inscrever. Para mais informações, acesse esse site.

Ouça a entrevista na íntegra no player acima.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.