Saiba como a USP lida com as questões éticas de seu cotidiano

Esta edição do boletim “Por Dentro da USP” apresenta aos ouvintes o Código de Ética da Universidade e como funciona a sua Comissão de Ética

 06/12/2024 - Publicado há 1 mês     Atualizado: 12/12/2024 às 10:51
Por

 

Logo da Rádio USP

A vida na Universidade deve estar sempre permeada por princípios éticos, em todos os aspectos, desde a convivência profissional até a realização de pesquisas. Por isso, a USP foi pioneira em ter um Código de Ética próprio, lançado em 2001.

Homem branco de cabelo curto grisalho, bigode grisalho e óculos marrom
Dalton de Paula Ramos – Foto: Arquivo Pessoal

Nesta edição do boletim Por Dentro da USP, o presidente da Comissão de Ética, professor Dalton de Paula Ramos, explica a história e a importância do documento: “A obrigatoriedade de se ter um código de ética é uma exigência da lei. Esse nosso código existe desde o ano 2001. Foi feito um estudo no ano 2000, apresentado ao Conselho Universitário (Co), que deliberou e aprovou o texto. Ele vem a ser uma referência para nortear justamente as relações humanas que existem no âmbito da Universidade, entre professores, estudantes e servidores. Além disso, ele também nos oferece indicativos de como devemos direcionar de uma forma ética as nossas atividades de pesquisa, as nossas atividades de ensino e tudo aquilo que caracteriza o nosso cotidiano dentro da Universidade”.

Ramos comenta, ainda, como funciona o trabalho da comissão: “A Comissão de Ética tem por atribuições receber consultas, denúncias e representações contra membros da Universidade que infringiram as normas éticas do código. São ao todo sete membros, sendo cinco professores eleitos pelo Co; um representante dos servidores, também eleito pelo Co; e o representante dos estudantes, escolhido em uma eleição aberta a toda a comunidade de estudantes da USP, quer sejam de graduação ou de pós-graduação.

+ Mais

O papel transformador do Código de Ética da USP

Essa comissão tem uma rotina de trabalho, recebendo as denúncias e procedendo às averiguações para verificar se determinada conduta infringiu ou não uma norma ética. Além desse aspecto disciplinar, a comissão tem um papel consultivo e educativo muito importante: quando surgem dúvidas com relação a uma questão ética do nosso convívio na Universidade, a Comissão de Ética está aí para ajudar nessa questão. Por fim, a Comissão de Ética também se propõe a visitar unidades e participar de eventos para motivar o debate e a discussão sobre aspectos éticos do nosso cotidiano”, explica.

O contato com a Comissão de Ética pode ser feito pelo telefone (11) 3091-1699 e pelo e-mail ethica@usp.br. Para conhecer o Código de Ética da USP clique aqui.

O boletim Por Dentro da USP é uma produção que divulga quinzenalmente ações da administração universitária de interesse da população. Ouça os episódios anteriores nesta lista.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.