Falar de qualidade dos alimentos é ainda mais importante que de quantidade

“Comer muito açúcar não faz bem, mas mais importante para prevenção é a alimentação balanceada”, diz endocrinologista Simão Lottenberg

 14/11/2019 - Publicado há 4 anos
Logo da Rádio USP

O diabete, doença que acomete 16 milhões de brasileiros, é comumente associado à obesidade. O endocrinologista Simão Augusto Lottenberg, do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina (FM), defende que falar da alimentação em quantidade é bom, mas que a qualidade dos alimentos é ainda mais importante na luta contra a epidemia. Ele enfatiza que os magros também são sujeitos ao mal, e o peso ideal deve ser almejado, ressaltando atividades físicas e hábitos saudáveis, neste Dia Mundial do Diabetes (14).

Não é só o açúcar, mas é lógico que comer muito açúcar não faz bem. O importante para a prevenção é uma alimentação balanceada”, declara Lottenberg ao Jornal da USP no Ar. O especialista conta que de 30% a 40% das internações hospitalares ocorrem em pacientes diabéticos. Muitos deles descobrem a doença no leito do hospital, o que leva a complicações. Hoje, as principais medicações são disponíveis gratuitamente na rede pública, com apresentação de receita.

Existe também o pré-diabete. São os pacientes predispostos física e geneticamente, já denunciando complicações, principalmente cardiovasculares. “Se identifica esses indivíduos, e se faz uma prevenção mais profunda”, diz o endocrinologista. São pessoas sedentárias, com hipertensão, obesidade e parentes diabéticos.

O diabete tipo 1, em geral, aparece na infância. É o resultado de um processo autoimune, no qual anticorpos atacam as células do pâncreas e limitam a produção de insulina — hormônio que induz à absorção de glicose pelas células. Já no tipo 2, há um fator de resistência à ação da insulina, normalmente associado à obesidade. Lottenberg aponta a existência de outros tipos genéricos, relacionados à pancreatite, ou expresso por alguns genes específicos.

O médico destaca que a prevenção e o tratamento evoluíram muito nos últimos anos. “Há 30 anos, o diabete nos consultórios e ambulatórios significava pessoas cegas, neuropatias, problemas renais. Hoje, isso é muito menos frequente em função do avanço do conhecimento e das medicações. Isso não quer dizer que não devamos estar extremamente vigilantes”, afirma.

Ouça a entrevista na íntegra no player acima.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.