Jogos são regidos por mecânica, dinâmica e estética

Segundo Luli Radfahrer, se o usuário entende como funcionam esses conceitos, será capaz de analisar a todos os jogos corretamente, tanto no mundo real quanto no virtual

Mecânica, dinâmica e estética são três palavras que podem parecer indiferentes ao serem lidas sem propósito, mas, na verdade, elas têm mais relação do que se possa imaginar. Na coluna de hoje (29), o professor Luli Radfahrer fala sobre como esses conceitos são interligados no mundo dos jogos.

Neste caso, mecânica é o conjunto de regras, dinâmica é a forma como essas regras são interpretadas e estética é a experiência que podemos tirar dos jogos. “Todos os jogos têm regras. Se você não tem regra, você não tem um jogo. Você pode ter uma experiência artística, você pode ter uma grande brincadeira, mas a base de um jogo é a regra”, comenta o professor, deixando claro que isso serve tanto para jogos do mundo virtual quanto do mundo real.

Radfahrer comenta que existem jogos que são competitivos e o prazer está em bater no adversário, mas também existem outros que são colaborativos, como grandes formas de confraternização; entender, da forma correta, qual é a mecânica, dinâmica e estética de determinado jogo, vai fazer com que a pessoa analise melhor quase todo tipo de partida.

Ouça no player acima a íntegra da coluna Datacracia.


Datacracia
A coluna Datacracia, com o professor Luli Radfahrer, vai ao ar toda sexta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.