Ivan Vilela traz a mistura entre música popular e clássica em “A Força do Boi”

O violeiro quebra as barreiras existentes entre os estilos músicais ao combinar a viola caipira com a Orquestra de Mato Grosso

O programa Revoredo desta semana apresenta o trabalho do violeiro, compositor, arranjador, pesquisador e professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP,  Ivan Vilela, no álbum A Força Do Boi, gravado em conjunto com a Orquestra do Estado de Mato Grosso.  

Ivan Vilela afirma que a mistura de timbres entre a viola caipira e a orquestra é capaz de criar uma forte harmonia e também romper a barreira existente entre os dois estilos musicais. “É uma experiência interessante juntar a viola caipira com uma orquestra, pois mostra que existe música, antes de ser popular ou clássica. Essa fronteira pode ser diluída na medida em que olhamos para os instrumentos sem uma escala de valores.” 

O programa apresenta músicas como A Força do Boi, Saudade de Minha Terra, Tristeza do jeca, Sertão, Carreirando, Menino, entre outras do álbum A Força do Boi.

Ouça o Programa Revoredo na íntegra no player acima

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.