Indústria 4.0 enfrenta falta de profissionais especializados

Isso, segundo André Lucirton Costa, tende a ser um gargalo para o País e não somente uma dificuldade momentânea

 28/04/2023 - Publicado há 12 meses
São tecnologias relativamente recentes e incorporadas rapidamente dentro da plataforma industrial – Foto: Gerd Altmann – Pixabay
Logo da Rádio USP

Um relatório realizado pela Gi Group Holding indicou que 66% das empresas mundiais que fazem parte da Indústria 4.0 têm dificuldades com a contratação de profissionais especializados, sendo que, no Brasil, esse número sobe para 88%. “A indústria sempre foi um grande celeiro de inovação e de desenvolvimento tecnológico, principalmente na área de gestão, na área de produção. Ela vem num movimento há algum tempo de melhoria de produtividade, de automação e também num desenvolvimento incremental das tecnologias. Houve uma incorporação das tecnologias digitais, de informação e de comunicação, que entraram no meio do processo de trabalho como a robótica, a ‘nuvem’, o big data”, diz o professor André Lucirton Costa da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da USP. 

“Essas tecnologias são relativamente recentes e foram incorporadas rapidamente dentro da plataforma industrial. Assim, você precisa de pessoas que conheçam essas tecnologias”, comenta Costa. Ele acrescenta que a produção de produtos, sobretudo de softwares, que requerem o conhecimento de uma linguagem específica, ainda é um obstáculo para as empresas 4.0, já que falta especialização. 

André Lucirton Costa

“Existem mecanismos dentro da internet para você aprender programação e uma série de coisas que precisam ser incorporadas nos currículos dos cursos. Você percebe a necessidade desses instrumentos, dessa nova linguagem ser ensinada ao aluno em formação na universidade”, diz o professor. Costa exemplifica iniciativas que tentam colocar essas tecnologias no mundo profissional com o Supera, um parque tecnológico que reúne diversas entidades, incluindo a USP, em Ribeirão Preto.

Soluções

“Cursos técnicos especializados são mais rápidos, qualificam para o básico para você entrar no mercado de trabalho e fazer atividades com o big data, programação ou lidar com internet das coisas, que são as tecnologias usadas nessa Indústria 4.0”, comenta o especialista. Geralmente as soluções, ao menos para adentrar no mercado de trabalho com um conhecimento básico, são de curto a médio prazo, já que esses cursos oferecem um rápido e focado ensino.

Entretanto, a longo prazo, o professor explica: “O grande problema que o Brasil tem é a educação básica. Nós temos uma deficiência na educação que custa caro, mais caro inclusive do que o investimento dentro da educação para a gente poder trazer as pessoas para o universo tecnológico”. Ele ainda completa: “Tende a ser um gargalo para o País. Não é só uma dificuldade momentânea. Quando começar a se disseminar para outras áreas, você vai precisar de mais gente com uma habilidade de difícil formação”. Com o home office, o País pode começar a perder os empregos dessa área para locais com maior capacidade de especialização.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.