Igrejas evangélicas apresentaram crescimento vertiginoso no Brasil nas últimas décadas

Segundo o pesquisador Victor Araújo, a Europa demorou cerca de 500 anos para realizar a mesma transição religiosa que o Brasil conheceu em poucas décadas

 06/06/2023 - Publicado há 11 meses
No Brasil, as igrejas são como empresas, com um grande número delas apresentando CNPJ – Foto: Flickr
Logo da Rádio USP

Segundo uma pesquisa realizada pelo Centro de Estudos da Metrópole (CEM) da USP, igrejas evangélicas abriram cerca de 17 novos templos em média, diariamente, no Brasil em 2019. O relatório analisa a expansão desses estabelecimentos no período de 1920 a 2019, juntamente com a localização dos Estados de maior predominância evangélica. Victor Araújo, cientista político da Universidade de Zurique e pesquisador associado ao CEM, comenta que o avanço dessas instituições apresenta origens diversas. 

O pesquisador explica que, para entendermos o novo relatório, é interessante compreender como os dados sobre religiões costumam ser distribuídos para a população. A cada dez anos, os censos demográficos são levantados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e, entre as diferentes informações sobre a população nacional, é divulgado o número de evangélicos presentes no País. 

As pesquisas de opinião pública também são utilizadas para analisar a quantidade de indivíduos que pertencem a esse grupo, principalmente em períodos de eleições. “O que eu estou propondo é um novo método para mensurar o contínuo crescimento desse segmento religioso no País utilizando dados da Receita Federal”, discorre Araújo. 

Victor Araújo – Foto: LinkedIn

Isso é possível pois, no Brasil, as igrejas são como empresas, com um grande número delas apresentando CNPJ. Com esse dado, é possível analisar a data de criação, onde elas foram fundadas e o panorama de manutenção dessas instituições.

Além disso, Araújo comenta que o estudo não avalia apenas o crescimento quantitativo desses locais, mas também leva em consideração as características e especificidades de cada um desses locais. O projeto segue para uma segunda etapa em que se avalia a extensão dessas informações para até o ano de 2023; dessa forma, será possível acompanhar o crescimento das igrejas evangélicas ano após ano. 

O estudo também avalia quais são os tipos de igreja evangélica que estão crescendo; para isso, é feita uma divisão entre quatro grandes grupos: missionários — dentro dele estão as igrejas batistas, presbiterianas, metodistas, entre outras; pentecostais — como a Assembleia de Deus, Deus é amor, Igreja Quadrangular, etc.; neopentecostais — que apresentam uma tradição mais recente do pentecostalismo; e, por fim, a categoria que mais cresce no Brasil, que são as igrejas de classificação não determinada. 

Detalhes

É interessante notar que o evangelicalismo chega no Brasil no início dos anos 1900 e começa com trabalhos de missão sobretudo no Norte e no extremo Sul do País. Apesar da tentativa, até os anos 50 pouquíssimas igrejas são aberta; é apenas a partir do anos 60 que um crescimento substantivo pode ser notado. O maior avanço da expansão das igrejas evangélicas no Brasil aconteceu em meados dos anos 90 até 2016/2017. “A gente passou de cerca de 100 igrejas nos anos 60 para mais de 60 mil templos em 2015. Então a gente tem um crescimento vertiginoso nas últimas décadas”, explica o pesquisador. 

Araújo também destaca que esse crescimento não está espalhado de forma homogênea pelo território nacional, ele acontece primeiro no Sudeste e vem crescendo, nos últimos tempos, na região Centro-Oeste. “Existem poucos precedentes na história recente do mundo de um crescimento de uma transição religiosa tão acelerada como essa que a gente está vendo no Brasil”, aponta. Para destacar essa questão, Araújo cita o exemplo europeu, que demorou cerca de 500 anos para realizar a mesma transição religiosa que o Brasil acompanhou em poucas décadas. 

Entre os diferentes motivos que podem explicar o avanço desse crescimento, notam-se três pontos que podem resumir bem a questão. O primeiro deles refere-se ao fato de o Brasil ter se tornado um país mais urbano a partir da década de 60; com a migração de indivíduos em busca de melhores condições de vida, as pessoas passaram a integrar igrejas que se localizam perto de suas casas, na maioria das vezes, essas eram evangélicas. 

Além disso, em 2003, com a aprovação da Lei nº 10.825/2003, há um incentivo muito maior para a abertura de templos no Brasil. Por fim, com o aumento do número de instituições e com o fortalecimento econômico desses locais, o investimento em telecomunicações aumenta e passa a atrair um número maior de fiéis para as igrejas. “Essas coisas meio que se retroalimentam, a ordem aqui geralmente é: mais igrejas abertas, mais fiéis, mais coleta de dízimo e mais capitalização”, finaliza Araújo. 


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.