IEA/USP promove ciclo de conversas sobre a teoria darwiniana

Primeira conversa será no próximo dia 9, às 15 horas, com o professor Nelio Bizzo

03/03/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 14/03/2022 as 16:45

Logo da Rádio USP

Sob a coordenação do professor José Eli da Veiga, começa a partir do próximo dia 9 (quarta-feira), no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, o ciclo Conversas sobre a Teoria Darwiniana. Este primeiro encontro virtual, que abre a série de conversas mensais, será com o professor Nelio Bizzo, da Faculdade de Educação da USP e também da UFABC e Unifesp. “Ele dedicou a vida toda, praticamente, ao ensino da teoria darwiniana. Esse será o diferencial dessa primeira conversa”, observa o colunista. Para as próximas conversas, serão convidados filósofos, economistas e antropólogos.

Eli da Veiga destaca que a questão central para esse primeiro encontro será a seguinte: por que as universidades em geral no Brasil, mas particularmente a USP, não “dão bola” à teoria darwiniana?. “Claro que, nos cursos de biociências, ao menos na biologia, os alunos acabam tendo algum contato com a teoria darwiniana”, diz o professor, lembrando que há docentes gabaritados para tratar do assunto. “O viés é altamente genético, mas a teoria darwiniana vai muito além de ser uma questão genética”, afirma Eli da Veiga.

Sustentáculos
A coluna Sustentáculos, com o professor José Eli da Veiga, vai ao ar quinzenalmente quinta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção na Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.