Guitarrista apresenta a tradição portuguesa presente na viola braguesa

Em “Por onde fica a primavera”, João Diogo Leitão traz composições inspiradas na musicalidade do instrumento

O programa Revoredo desta semana apresenta a obra Por onde fica a primavera, do guitarrista e compositor português João Diogo Leitão. O disco é o primeiro trabalho autoral publicado pelo músico e foi lançado em outubro de 2020. Nas composições, Leitão traz a cultura tradicional portuguesa presente na viola braguesa, instrumento de cordas de Braga, noroeste de Portugal. 

Natural de Gondomar, município português pertencente à área metropolitana da cidade do Porto, Leitão iniciou os estudos musicais aos 10 anos de idade e desde então dedica-se aos instrumentos de cordas, como a guitarra. Desde muito cedo foi considerado como um dos talentos de sua geração ao conquistar o primeiro lugar na categoria Ensino Superior do Prémio Jovens Músicos de Portugal. 

Compõem a musicalidade do programa: Por onde fica a primavera, atos primeiro, segundo, terceiro e quarto; Dos rituais perdidos: Invocação e Dança sacral; Da harpa de um guerreiro: De um gandharva, No campo de kuru e Lírio ave

Ouça no player acima o programa Revoredo.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.