Guia traz lugares difíceis de São Paulo

Guilherme Wisnik comenta sobre a obra, que relembra lugares esquecidos e silenciados da cidade

Na coluna desta semana, Guilherme Wisnik comenta sobre o livro Guia dos lugares difíceis de São Paulo, que tem a coordenação editorial do professor Renato Cymbalista, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, e apoio do Laboratório para Outros Urbanismos, também da FAU-USP.  O Guia é resultado de várias pesquisas e atividades docentes do professor, “que resultaram nesse levantamento impressionantemente rico sobre a cidade de São Paulo”.

Wisnik explica que é uma espécie de antiguia, já que os guias apontam lugares que geralmente trazem paisagens de cartões-postais. Para ele, a leitura é mais recomendada para os próprios paulistanos, que podem conhecer lugares que “foram silenciados, apagados, que são símbolos de resistência ou invisibilidade”.

O livro Guia dos lugares difíceis de São Paulo foi publicado pela Editora Annablume.

Confira o comentário completo no link acima.


Espaço em Obra
A coluna Espaço em Obra, com o professor Guilherme Wisnik, vai ao ar toda quinta-feira às 9h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.