Guerra na Ucrânia está longe do fim e deve se arrastar por meses

Alberto do Amaral entende que não há negociação entre os lados porque não existe mediador capaz de avaliar os pontos em questão

 17/05/2022 - Publicado há 2 anos
Por

Logo da Rádio USP

A Guerra na Ucrânia já passa de dois meses e tudo indica que está longe de chegar ao fim e, o pior, longe de um desfecho satisfatório para ambos os lados. O objetivo inicial, que era o domínio da capital, Kiev, por parte da Rússia, através de uma invasão vinda de todos os lados, não ocorreu, apesar do uso de armamento bélico de primeira geração.

Os motivos de a guerra ainda não ter terminado são vários, como o fato de a Rússia ter sido surpreendida pela resistência do povo ucraniano, o enorme exército ucraniano – um dos maiores da Europa -, e da ajuda ocidental.

Os fatores que interferem são inconciliáveis. A reivindicação russa de incorporação de territórios não tem a menor condição de ser atendida, já que a Ucrânia não permitirá perder territórios para Moscou. Não há confiança entre as partes e nem mediador capaz de levar uma solução para ambos os lados.

Tudo isso indica que o conflito deve se arrastar por meses por ser irresolúvel.


Um Olhar sobre o Mundo
A coluna Um Olhar sobre o Mundo, com o professor Alberto Amaral, vai ao ar quinzenalmente, terça-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9 ) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.