Governo precisa aplicar na segurança jurídica para atrair mais investimentos

Rubens Barbosa acredita que o ambiente de negócios deve melhorar, mas que ainda é preciso simplificar, desburocratizar e reduzir o papel do Estado

 29/10/2019 - Publicado há 4 anos

O professor Rubens Barbosa comenta o relatório anual do Banco Mundial de 2019, Doing Business 2019: Treinar para Implementar Reformas. Ele fala que estamos em uma situação deteriorada por encontrar dificuldades de melhorar os indicadores apontados no relatório, sendo o indicador mais negativo a coleta de impostos, quando se sabe que as empresas gastam 1.500 horas para coletar  impostos, o que coloca o Brasil na última posição. “O resultado indica que outros países estão fazendo reformas mais rápidas que nós”, avalia.

A política econômica brasileira está na direção da abertura, da melhoria da produtividade e da competitividade. No entanto, o ambiente de negócios deve melhorar, mas ainda é preciso ampliar os esforços governamentais para simplificação, desburocratização, redução do papel do Estado. O professor aponta também como um fator importante a segurança jurídica para a atração de investimentos. Para ele, o Brasil enfrenta muitos desafios econômicos e políticos, sobretudo a modernização da operação governamental e da relação do governo com as empresas estabelecidas e as que queiram se instalar aqui.

Ouça no link acima a íntegra da coluna Diplomacia e Interesse Nacional.


Diplomacia e Interesse Nacional
A coluna Diplomacia e Interesse Nacional, com o professor Rubens Barbosa, no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.