Fumantes podem ter saúde bucal seriamente comprometida

João Paulo Lotufo alerta que, além do câncer, o uso do tabaco pode ser responsável por outros malefícios, como, por exemplo, a doença periodontal, que causa perda dos dentes

O fumante encontra diversos problemas de saúde ao longo da vida, entre elas o câncer, e o colunista não fala aqui do câncer dos pulmões, mas, sim, o da boca. Nesta semana, João Paulo Lotufo esclarece sobre os problemas que o uso do tabaco pode ocasionar na boca, como a doença periodontal, inflamação das gengivas causadas por bactérias e capaz de provocar a perda dos dentes. O problema é que, com a ausência de sinais clínicos, quando existe o diagnóstico o quadro está bem avançado. Esse assunto, aliás, é retratado no livro Meu tio ficou banguela.

Sobre o câncer de boca, pode atingir a língua, bochechas, céu da boca, gengivas e lábios, com feridas sem cicatrização.


Dr. Bartô e os Doutores da Saúde
A coluna Dr. Bartô e os Doutores da Saúde, com o médico assistente do Hospital Universitário da USP João Paulo Lotufo, vai ao ar toda terça-feira às 09h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.