Finanças pessoais demandam organização para melhores escolhas

Investimentos, créditos e alternativas para renda são pontos importantes, segundo Alfredo Luís Coli Júnior, coordenador da Jornada Soft 2023 – Trilha de Aprendizagem da FEA/USP

20/03/2023 - Publicado há 1 ano
A parte de finanças é um processo de aprendizagem e o primeiro passo sempre é se organizar – Foto: Freepik
Logo da Rádio USP

O cuidado com as finanças pessoais envolve muito mais do que apenas economizar, é preciso saber no que investir e como utilizar o dinheiro de forma mais bem aproveitada. “O financês não é algo fácil, não é em 20 dias que você consegue mudar sua vida. Mas esses 20 dias permitem você ter uma visão do todo, enxergar como tudo está conectado. No primeiro módulo da  segunda edição da Jornada Soft 2023 – Trilha de Aprendizagem, que é o de habilidade financeira, o objetivo é entender, de fato, o que é o mundo capitalista e como o dinheiro está relacionado com as nossas escolhas”, explica o pesquisador Alfredo Luís Coli Júnior, da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA) da USP, coordenador do evento.

A Soft é um curso on-line, tem início no dia 22 e é gratuito e aberto para todo o público, sendo realizado por alunos da FEA que fazem parte do Serviço de Orientação Financeira (SOF): “Desde a USP à comunidade fora da USP. Ele é aberto para todo mundo que tenha interesse em se desenvolver sobre finanças pessoais e comportamentais. Sobre nível, a gente começa desde o nível mais básico e vai até um nível intermediário, o que a gente chama de alfabetização financeira. A gente entra bem a fundo em todos os conteúdos de planejamento financeiro, investimentos e crédito. A gente dá um overview sobre todo esse ecossistema que envolve o mundo das finanças”, comenta o pesquisador.

Vertentes

Diversas vertentes das finanças serão abordadas no curso: desde, primeiramente, a organização financeira até os investimentos. Um assunto importante para pensar quais atitudes serão tomadas são os créditos acumulados: “Estamos vivendo momentos na economia e eles têm demandado muito crédito das pessoas. Em alguns casos, para se planejar e receber mais lá na frente, pode valer muito a pena encontrar essa liberdade financeira. Depois, nós orientamos a procurar uma empresa para fazer uma negociação, uma instituição financeira que consiga fazer uma portabilidade do crédito com taxa de juros mais baratas. A gente percebeu que, no ano passado, o número de pessoas que nos procuravam para falar de crédito aumentou substancialmente e, em 2023, ainda segue esse cenário. Então, a gente tem trabalhado bastante para dar essa visão completa do panorama de crédito no Brasil, para que a pessoa consiga se ajustar”, diz Coli. O curso tem o intuito de também auxiliar as pessoas com dificuldades a encontrarem alternativas para conseguir maior fonte de renda para poderem ter uma maior flexibilidade para investir.

“A parte de finanças é um processo de aprendizagem. O primeiro passo sempre é se organizar, porque muitas pessoas que estão perdidas não sabem nem o quanto estão perdidas. É uma bola de neve tão grande que elas não conseguem, então o nosso trabalho é ajudar, desmontando e entendendo o que realmente é importante”, pontua o coordenador. Após uma organização primária ou também para aqueles que possuem uma quantia, mas não sabem como investi-la, o curso também possui módulos voltados para os diferentes tipo de investimentos: “A gente vê muitas pessoas querendo saber sobre investimento financeiro, já que acaba sendo a área mais fácil de atuar. Mas o nosso objetivo vai além disso: a gente fala sobre empreendedorismo, investimentos não financeiros nas imobiliárias, certos tipos de investimento com o objetivo de abrir a cabeça das pessoas para pensarem em como alocar os seus recursos, considerando que ter uma diversidade na carteira de investimentos é importante para mais segurança e melhor rentabilidade”, explica Coli.

“O nosso principal papel aqui é dar visibilidade para essas alternativas e que as pessoas possam tomar melhores decisões que vão na linha de pensamento mais sustentável das finanças”, diz o pesquisador. As finanças afetam bastante o psicológico das pessoas, além das escolhas que elas fazem no dia a dia também. Por isso, o Soft pretende auxiliá-las em diversas áreas. “O nosso objetivo é dar orientação, educação e acompanhamento financeiro com o foco em melhores decisões”, pontua o coordenador.

O curso dura 22 dias e tem início no dia 22, às 20 horas. As inscrições se encerram hoje (20) e podem ser realizadas através do formulário.

Jornal da USP no Ar