Fim da Segunda Guerra ajudou a consolidar valores éticos e democráticos

Apesar dos avanços, o colunista Renato Janine lembra que ainda há países vivendo sob ditaduras e outros com a democracia em risco

 13/05/2020 - Publicado há 4 anos
Por

Dia 8 de maio marcou as comemorações dos 75 anos do final da Segunda Guerra Mundial. O tema é destaque da coluna Ética e Política desta semana. O colunista Renato Janine Ribeiro fala sobre os avanços éticos que a humanidade alcançou desde o final do conflito.

Na visão do professor, a grande qualidade do fim da guerra foi a criação da Organização das Nações Unidas (ONU), a promoção da Declaração Universal dos Direitos Humanos, além de ter evitado uma terceira guerra mundial e, indiretamente, influenciado na criação da União Europeia.

Apesar de algumas guerras ocorridas nessas sete décadas, como em Ruanda e na dissolução da antiga Iugoslávia, Janine lembra que o mundo atual é fruto, em boa parte, do aprendizado com a Segunda Guerra. Ele destaca a postura dos Estados Unidos em planejar o pós-guerra, desde praticamente a entrada deles no conflito, e em como fazer para a Alemanha nunca mais ser uma ameaça à paz, em como acabar com o militarismo prussiano e em como reconstruir países envolvidos na guerra. Com isso, Alemanha, Japão e Itália – os países do Eixo, que perderam a guerra –  se consolidaram como democracias. Já a partir da década de 1980, ocorreu a democratização da América Latina, então dominada por ditaduras de direita, e também  houve a queda das ditaduras dos países comunistas.

Para o colunista, o grande problema é que a nova consciência democrática mundial não tem elementos eficazes de se impor. “Se um país, se um governo, decide cometer atrocidades contra seu próprio povo, é muito difícil tomar medidas contra isso”, aponta. Além disso, Janine lembra que, atualmente, vários países têm regimes ditatoriais, como Hungria e Polônia, e vários outros estão com governos que tentam reverter valores humanos e democráticos, como Estados Unidos e Brasil.

Ouça, no link acima, o áudio na íntegra da coluna Ética e Política.


Ética e Política
A coluna Ética e Política, com o professor Renato Janine Ribeiro, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.