Falta de dinheiro está os principais motivos de cancelamento de assinaturas de jornais

Carlos Eduardo Lins da Silva comenta pesquisa do Nieman Lab, que mostra as principais razões pelas quais as pessoas cancelam assinaturas de jornais

 08/11/2021 - Publicado há 2 anos

Logo da Rádio USP

Nesta sua coluna, Carlos Eduardo comenta pesquisa do Nieman Lab, referente aos EUA,  sobre cancelamento de assinatura de jornais. Segundo o colunista, o primeiro motivo pelo qual as pessoas cancelam assinaturas de veículos é dinheiro – mais especificamente, a falta dele -, principalmente numa época de pandemia, como a que ainda estamos vivendo. “Agora, não é tão óbvio o porquê do veículo jornalístico ser o corte escolhido pela pessoa. Deve ser porque ele não é considerado um artigo de primeira necessidade”. O segundo motivo tem como causa diferenças ideológicas ou políticas do consumidor com o seu veículo. “E muitas vezes o que se observa é que há uma confusão entre o que é veiculado e opiniões de pessoas que utilizam o veículo”.

O terceiro motivo é que o conteúdo não é bom o suficiente. Um outro motivo, alegado por 13% das pessoas que participaram da pesquisa, é a falta de tempo, o que, na opinião de Lins da Silva, também se inclui na questão, acima referida, de o veículo jornalístico não ser prioridade para grande parte do público. “Então, é uma coisa para os editores se preocuparem, o que fazer para que o jornal se constitua de fato num artigo de primeira necessidade”, conclui o colunista.


Horizontes do Jornalismo
A coluna Horizontes do Jornalismo, com o professor Carlos Eduardo Lins da Silva, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção  da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.

 

 

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.