Exercícios ao ar livre promovem mais gasto calórico do que os realizados em aparelhos

O exercício ao ar livre exige mais atenção do praticante para contornar condições ambientais onde realiza a atividade 

 14/02/2022 - Publicado há 2 anos
Por

Logo da Rádio USP

A atividade física feita ao ar livre tende a ter maior gasto calórico do que as realizadas em aparelhos simuladores de academia – esteiras, bicicletas ergométricas ou remo ergômetro. Segundo o professor José Carlos Farah, isso acontece porque se gasta mais energia para contornar variáveis do ambiente em que é realizada a atividade: obstáculos dos terrenos onde se caminha ou se pedala ou as próprias condições das águas onde se pratica o remo. Porém, ele explica que o menor gasto calórico pode ser compensado com aumento da carga do aparelho. Independentemente da opção, o importante é se movimentar.  


Corpo e Movimento
A coluna Corpo e Movimento, com o professor José Carlos Farah, vai ao ar quinzenalmente terça-feira às 8h30, na Rádio  USP (São Paulo 93,7 ; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP. 

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.