Evandro Carlos Jardim entre os mestres da gravura mundial

Grossmann destaca duas exposições especiais que trazem a história da gravura no Instituto Tomie Ohtake

31/08/2022 - Publicado há 2 anos

Logo da Rádio USP

“O desenho invadiu a cidade de São Paulo”, avisa o professor Martin Grossmann em sua coluna Na Cultura, o Centro Está Em Toda Parte, na Rádio USP. Cita a mostra individual de Sandra Boeschenstein, no Centro Maria Antonia da USP, artista suíça que destacou na coluna anterior. “A artista trabalha não só com o papel e as técnicas tradicionais do desenho, mas inova. Vai além,  interagindo arte e ciência”, ressalta.

O professor sugere outras duas mostras especiais que estão no Instituto Tomie Ohtake. Neblina, de Evandro Carlos Jardim, artista e professor do Departamento de Artes Plásticas da USP, reúne uma série de desenhos que foi construída, como assinalam os curadores Paulo Miyada e Diego Mauro, a partir de única matriz de cobre. Ao observar as imagens, Grossmann percebe Jardim como um sensível cronista gráfico da cidade.

Também o Instituto Tomie Ohtake inaugura, nesta sexta-feira, dia 2, a exposição proveniente de Viena. “O Rinoceronte: Cinco séculos de gravuras do Museu Albertina é composta de 154 obras de 41 artistas do Renascimento à Contemporaneidade. Além de Evandro Carlos Jardim, o público entra em contato com outros grandes mestres da história da arte mundial desde Andrea Mantegna, que traz as gravuras mais antigas da mostra, Albrecht Dürer, Rembrandt, Goya, Canaletto, Toulouse Lautrec, Edvard Munch, Paul Klee, Pablo Picasso, Henry Matisse, Marc Chagall, até Andy Warhol e Kiki Smith, entre outros.”

Martin Grossmann convida a todos os leitores/ouvintes a conferir: “É realmente algo a ser visto. Imperdível”. O Instituto Tomie Ohtake fica na Avenida Faria Lima, 201, com entrada pela Rua Coropés, 99, de terça a domingo, das 11 às 20 horas, com entrada franca.

Na Cultura, o Centro está em Toda Parte
A coluna Na Cultura o Centro está em Toda Parte, com o professor Martin Grossmann, vai ao ar quinzenalmente, terça-feira às 9h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.