EUA vão retomar investimento público em semicondutores

Chips for America Fund vai investir pesado na recuperação do setor para enfrentar a China

 12/09/2022 - Publicado há 2 anos
Por

Logo da Rádio USP

O Departamento de Comércio dos Estados Unidos vai gastar US$ 50 bilhões para reconstruir a indústria doméstica de semicondutores, componentes estratégicos da internet do futuro. O desafio é enfrentar a China. É o maior esforço de gasto público em décadas. É o Estado gastando de forma direcionada, induzindo as empresas e colocando cláusulas de proibição do uso desses recursos caso haja uma expectativa de se aliar à China.   

Enquanto isso, no Brasil, nosso debate sobre o gasto público em setores estratégicos segue estagnado na campanha eleitoral, como destaca Gilson Schwartz: “Fala-se em medidas populares, populistas, mas não se discute efetivamente como retomar a capacidade de crescimento com inovação tecnológica”.


Iconomia 
A coluna Iconomia, com o professor Gilson Schwartz, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.