Estudo traz recomendações para retorno dos atletas ao esporte pós-pandemia

Paulo Roberto Santiago comenta estudo segundo o qual, após a grande pausa do isolamento social, os atletas devem ser cautelosos e pacientes em seus treinos

 21/08/2020 - Publicado há 4 anos

Logo da Rádio USP

Na coluna Ciência e Esporte desta semana, o professor Paulo Roberto Santiago fala sobre o retorno dos atletas às suas atividades após a pausa da pandemia de covid-19, usando um artigo de revisão científica publicado recentemente no periódico Biology of Sport

O professor conta que se trata de um estudo, realizado por integrantes da equipe médica do time francês de futebol Paris Saint-Germain em conjunto com pesquisadores do Aspetar Sports and Orthopedics Hospital, de Doha, no Catar, e também com o time de futebol italiano Inter de Milão. O resultado traz uma série de recomendações para que o retorno dos atletas ao esporte seja seguro e que aos poucos recuperem seu desempenho habitual. 

No trabalho, os pesquisadores recomendam série de treinos específicos para a prevenção de lesões, com monitoramento cuidadoso na carga utilizada, além de exercícios aeróbicos, de resistência, velocidade e flexibilidade. Apesar de todos os cuidados, Santiago alerta para as incertezas que ainda rondam o futuro dos atletas e também do esporte, devido à singularidade do período. Porém, acredita que os atletas que conseguirem melhor se adaptar às mudanças serão os mais bem-sucedidos. 

Os ouvintes podem participar da coluna Ciência e Esporte, sugerindo temas ou enviando questões para as próximas edições pelo e-mail ou através de comentários no canal da coluna no YouTube. A única restrição é que sejam temas relacionados à ciência e esporte.

Ouça no player acima a íntegra da coluna Ciência e Esporte.


Ciência e Esporte
A coluna Ciência e Esporte, com o professor Paulo Santiago, vai ao ar quinzenalmente sexta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.