Estudo mostra possível associação entre microbiota intestinal e câncer de mama em camundongos com alto IMC

Investigação abre novas possibilidades de tratamento; contudo, Mayana Zatz alerta que há variáveis que precisam ser confirmadas

 22/08/2024 - Publicado há 4 meses
Por

Logo da Rádio USP

Um artigo, publicado na revista The Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), faz uma possível associação entre um grupo de bactérias presentes na microbiota intestinal e o aumento de câncer de mama em mulheres com alto índice de massa corporal.

“Sabemos que a obesidade é um dos fatores de risco para o câncer”, diz Mayana Zatz, diretora do Centro de Estudos sobre o Genoma Humano e Células-Tronco (CEGH-CEL) da USP. “Entretanto, as causas ainda permanecem desconhecidas.”

Baseados em achados anteriores, onde se observou que de 4% a 8% de todos os tipos de câncer estão associados à obesidade e que o acúmulo de gordura corporal aumenta em cerca de 17% a mortalidade de pessoas com a doença, pesquisadores chineses coletaram amostras da microbiota intestinal de 61 fêmeas com câncer de mama e viram que aquelas com sobrepeso tinham uma sobrevida menor. Quando as dividiram em dois grupos, aquelas com sobrepeso e as com peso normal, observaram que as do primeiro grupo tinham uma quantidade maior da bactéria intestinal Desulfovibrio.

“A pergunta, agora, é se isso também se aplicaria aos seres humanos”, finaliza Mayana.


Decodificando o DNA
A coluna Decodificando o DNA, com a professora Mayana Zatz, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 9h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.