Estudo analisa o conceito do “uso da força” nas relações internacionais

Gustavo Macedo, que desenvolve seu doutorado na USP sobre o tema, foi reconhecido como Destaque Acadêmico Internacional pela Columbia University, de NY, nos EUA

21/06/2018 - Publicado há 6 anos

jorusp

Logo da Rádio USP

Gustavo Macedo, que vem desenvolvendo seu doutorado na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, foi o convidado desta quinta-feira (21) no podcast Os Novos Cientistas. Sob orientação do professor Rafael Villa, do Departamento de Ciência Política da FFLCH, ele estuda o conceito do “uso da força” nas relações internacionais e busca entender os motivos pelos quais tal medida é aceita em algumas situações e condenada em outras.

Ele tem como objeto de estudo a intervenção humanitária da Organização das Nações Unidas (ONU) no Haiti, que foi comandada pelo Brasil. “A atuação brasileira foi muito elogiada em todo o mundo”, ressalta o pesquisador. “Pela primeira vez na história da ONU, um país, no caso o Brasil, comandou militarmente uma intervenção. A operação fez pouco uso da força, usando-a de maneira cirúrgica”, lembra o pesquisador. Segundo ele, na intervenção militar do Rio de Janeiro, muitos dos oficiais que lá estão passaram por operações de paz na ONU. “Eles tentam aplicar lá o que aprenderam nas missões da Organização”, ressalta.

Macedo também participa de um projeto de pesquisa na Columbia University, de Nova York, EUA. Sob supervisão de Ivan Simonovic, que é assessor especial do secretário-geral da ONU para a Responsabilidade de Proteger, ele atua como pesquisador do projeto Prevenção de Atrocidades & Responsabilidade de Proteger. Entre suas atividades no projeto, incluem-se a participação de reuniões abertas e fechadas dentro da ONU e com instituições parceiras, produção de relatórios, etc. “O projeto busca comparar diferentes casos ao redor do mundo onde iniciativas de prevenção de atrocidades foram implementadas.” Pelo seu desempenho na instituição de ensino norte-americana, Macedo foi reconhecido como Destaque Acadêmico Internacional.

O podcast Os Novos Cientistas vai ao ar toda quinta-feira, às 8 horas, dentro do Jornal da USP no Ar, que é apresentado diariamente pela jornalista Roxane Ré (das 7h30 às 9h30) na Rádio USP FM (93,7 MHz).

Ouça a íntegra do podcast.