Esporte na juventude pode aumentar resiliência e qualidade de vida

Pesquisa confirma benefícios da prática esportiva para a saúde mental de atletas de alto rendimento na vida adulta

 25/06/2021 - Publicado há 3 anos

Logo da Rádio USP

Todas as gerações, mesmo as Z e millennials (nascidos a partir de 2000), cresceram, ouvindo dizer que esporte faz bem para o corpo e para a mente. Na coluna Ciência e Esporte desta semana, o professor Paulo Roberto Santiago fala sobre uma pesquisa, Relação entre esporte, resiliência, qualidade de vida e ansiedade, publicada na revista Archives of Clinical Psychiatry, que confirma os benefícios da atividade física para a saúde mental.

O estudo comparou níveis de ansiedade, resiliência e qualidade de vida de 17 ex-ginastas e 15 atletas de alto rendimento de outras modalidades com os de 30 indivíduos não atletas. E os resultados foram: a prática esportiva durante a juventude favoreceu “a construção de um perfil mais resiliente, além de contribuir para melhor qualidade de vida”, informa o professor.

As explicações para esses resultados, continua Santiago, seriam alterações que as atividades físicas e esportivas promovem no funcionamento do cérebro, incluindo aumento da liberação de substâncias que favorecem a manutenção do tecido nervoso.

Dessa forma, o estudo conclui que a prática de esporte dos atletas, durante a juventude, proporciona maior resiliência e qualidade de vida na fase adulta quando comparados com indivíduos não atletas. Para o professor Santiago, esse estudo confirma a importância do esporte para solucionar problemas de saúde mental na sociedade.

Os ouvintes podem participar da coluna Ciência e Esporte, sugerindo temas ou enviando questões para as próximas edições pelo e-mail ou através de comentários no canal da coluna no YouTube. A única restrição é que sejam temas relacionados à ciência e esporte.


Ciência e Esporte
A coluna Ciência e Esporte, com o professor Paulo Santiago, vai ao ar quinzenalmente sexta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.