Entrevista de Carlos Nobre deve ser conteúdo para o ensino médio

Programa “Roda Viva”, da TV Cultura, com o cientista e climatologista, traz informações cruciais para a formação da juventude

O professor José Eli da Veiga recomenda aos professores do ensino médio que usem a entrevista do climatologista Carlos Afonso Nobre, no programa Roda Viva, do último dia 28, para conteúdos relacionados às questões do meio ambiente. O vídeo está disponível na plataforma YouTube e também em podcast. De acordo com o colunista, as informações dadas pelo cientista mostraram que ele tem grande conhecimento e acesso a evidências científicas atuais. Carlos Nobre é um dos principais cientistas brasileiros e tem importante papel como pesquisador sênior do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP.

Eli da Veiga destaca a atitude ponderada de Carlos Nobre durante a entrevista. “Sobre o aquecimento global, por exemplo, ele emitiu opiniões equilibradas, sem cair no catastrofismo”, observa. “Houve também um alerta em relação a pessoas pouco informadas, que podem ser vítimas da influência de livros e artigos que dizem que o mundo não passará de 2040 e que a conjunção da inteligência artificial com os problemas climáticos nos levaria a uma espécie de autoaniquilamento.” O colunista também chama a atenção dos leitores para sua coluna publicada no dia 30 de outubro no jornal Valor Econômico, intitulada O trevo da distopia.

Ouça no link acima a íntegra da coluna Sustentáculos.


Sustentáculos
A coluna Sustentáculos, com o professor José Eli da Veiga, vai ao ar toda segunda-feira às 8h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

 

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.