Entenda o que são as bandas de Mach

Trata-se de um fenômeno fisiológico da visão muito utilizado em jogos e brincadeiras e também por Leonardo da Vinci

 09/06/2021 - Publicado há 5 meses

Nesta edição da coluna Fique de Olho, o professor Eduardo Rocha fala sobre as faixas ou bandas de Mach, fenômeno fisiológico da visão descrito pelo físico Ernst Mach (1838-1916), mas já utilizado antes por artistas como Leonardo da Vinci (1452-1519).

Segundo o professor, esse fenômeno ocorre quando o indivíduo enxerga a borda de um objeto cinza claro como escura, pelo fato de ela estar sobreposta ou próxima a um objeto mais claro. O contrário também acontece ao enxergar clara uma borda que está próxima a uma parede mais escura, por exemplo.

Rocha diz que as bandas de Mach, que costumam ser usadas em jogos e brincadeiras, permitem demarcar as bordas e os limites do objeto de visão, o que não indica, necessariamente, relação com sua cor, pois quando este objeto “é colocado em outro ambiente, com luz mais homogênea”, é possível observar a inexistência de contrastes nas cores.


Fique de Olho
A coluna Fique de Olho, com o professor Eduardo Rocha, vai ao ar toda quarta-feira às 10h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.