Entenda o que é cegueira por desatenção

A falta de atenção causa dificuldades em encontrar determinados objetos e em observar o que há ao redor do indivíduo

Nesta edição da coluna Fique de Olho, o professor Eduardo Rocha fala sobre cegueira por desatenção. 

O professor explica que a cegueira por desatenção é caracterizada pela fragmentação da atenção. Isto é, o excesso de atividades e a necessidade de realizar diversas atividades ao mesmo tempo pode causar dificuldade em encontrar determinados objetos ou provocar incapacidade de notar o que há ao redor do indivíduo.

Rocha afirma que o aprimoramento da atenção é primordial para evitar que a cegueira por desatenção ocorra. Além disso, o poder da observação pode ser utilizado para enriquecer as habilidades profissionais, assim como as atividades do cotidiano, e impedir que problemas diretamente ligados a atenção ocorram. 

Ouça no player acima a íntegra da coluna Fique de Olho.


Fique de Olho
A coluna Fique de Olho, com o professor Eduardo Rocha, vai ao ar toda quarta-feira às 10h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.